A empresa médica precisa de alguns livros de escrituração fiscal, como:
 
Livro-diário - registra todos os fatos de entradas e saídas patrimoniais, tanto econômicas como financeiras, em ordem cronológica, não podendo ser rasurado ou borrado. Exemplo: recebimento de doação; pagamento de salários etc.

Livro Razão: registra a situação contábil do fato ocorrido, dando ênfase nos termos contábeis referentes à ocorrência, à data e ao valor.

Livro-caixa: registra as entradas e saídas de dinheiro do caixa. Hoje em dia, em razão das facilidades da utilização de contas correntes bancárias, o dinheiro que fica na organização é apenas a quantia denominada "fundo fixo".

Livro de Prestação de Serviços – Descreve todos os serviços realizados na empresa.

Livro de Registro de Inspeção do trabalho - Livro de registros de empregados e de inspeção do trabalho. Em todas as atividades, é obrigatório para o empregador o registro dos respectivos empregados, bem como todas as usa informações como, registro de ponto, jornada de trabalho, funções, férias, folgas, punições, atestados de saúde etc.

Livro de Termos de Ocorrências – É o livro onde se descreve todas as ocorrências da empresa médica. Esse livro, por força de lei deve ser escrito de próprio punho.

Livro de Registro de ISSQN – Descrevem-se nesse livro todos os serviços realizados por prestadores de serviços, bem como seus valores e alíquotas.

Relatórios Contábeis - são documentos gerados pela contabilidade que resumem as situações de fato: recebimentos, pagamentos, contribuições, doações etc., de modo a facilitar a visualização da posição patrimonial da organização no plano econômico e financeiro.

Balancete - é o resumo dos fatos econômicos e financeiros já registrados analiticamente nos livros anteriores; se o administrador tiver familiaridade com os termos utilizados nesse livro contábil, será bastante útil não apenas para elaboração dos relatórios financeiros, mas como auxiliar das suas atividades de gerenciamento, pois nele constam a posição patrimonial da instituição, que inclui o dinheiro disponível, os bens e direitos e as dívidas, bem como a posição atualizada das receitas recebidas e das despesas efetuadas. Sua elaboração é mensal.

Balanço patrimonial - é um relatório feito ao final do ano, que demonstra a posição em 31/12/xx dos recursos financeiros e econômicos da organização: dinheiro em caixa, em conta corrente, em aplicação financeira, dinheiro a receber por empréstimos ou adiantamentos não oficializados e dos bens móveis e imóveis da organização. Apresenta também as dívidas a pagar: encargos sociais e impostos a recolher, os empréstimos a pagar e, ainda, o patrimônio social que representa o fundo social líquido pertencente à organização.

Demonstração do resultado social do exercício - Representa a posição sintetizada de todas as receitas e despesas ocorridas durante o ano, demonstrando no final desse relatório à diferença entre o total das receitas e o total das despesas, que implica acréscimo ou decréscimo do patrimônio social, caso haja superávit ou déficit respectivamente.

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