A empresa médica precisa de
alguns livros de escrituração fiscal, como:
Livro-diário - registra
todos os fatos de entradas e saídas patrimoniais, tanto econômicas como
financeiras, em ordem cronológica, não podendo ser rasurado ou borrado.
Exemplo: recebimento de doação; pagamento de salários etc.
Livro Razão: registra a
situação contábil do fato ocorrido, dando ênfase nos termos contábeis
referentes à ocorrência, à data e ao valor.
Livro-caixa: registra as
entradas e saídas de dinheiro do caixa. Hoje em dia, em razão das facilidades
da utilização de contas correntes bancárias, o dinheiro que fica na organização
é apenas a quantia denominada "fundo fixo".
Livro de Prestação de
Serviços – Descreve todos os serviços realizados na empresa.
Livro de Registro de
Inspeção do trabalho - Livro de registros de empregados e de inspeção do
trabalho. Em todas as atividades, é obrigatório para o empregador o registro
dos respectivos empregados, bem como todas as usa informações como, registro de
ponto, jornada de trabalho, funções, férias, folgas, punições, atestados de
saúde etc.
Livro de Termos de
Ocorrências – É o livro onde se descreve todas as ocorrências da empresa
médica. Esse livro, por força de lei deve ser escrito de próprio punho.
Livro de Registro de ISSQN –
Descrevem-se nesse livro todos os serviços realizados por prestadores de
serviços, bem como seus valores e alíquotas.
Relatórios Contábeis - são
documentos gerados pela contabilidade que resumem as situações de fato:
recebimentos, pagamentos, contribuições, doações etc., de modo a facilitar a
visualização da posição patrimonial da organização no plano econômico e
financeiro.
Balancete - é o resumo dos
fatos econômicos e financeiros já registrados analiticamente nos livros
anteriores; se o administrador tiver familiaridade com os termos utilizados
nesse livro contábil, será bastante útil não apenas para elaboração dos
relatórios financeiros, mas como auxiliar das suas atividades de gerenciamento,
pois nele constam a posição patrimonial da instituição, que inclui o dinheiro
disponível, os bens e direitos e as dívidas, bem como a posição atualizada das
receitas recebidas e das despesas efetuadas. Sua elaboração é mensal.
Balanço patrimonial - é um relatório
feito ao final do ano, que demonstra a posição em 31/12/xx dos recursos
financeiros e econômicos da organização: dinheiro em caixa, em conta corrente,
em aplicação financeira, dinheiro a receber por empréstimos ou adiantamentos
não oficializados e dos bens móveis e imóveis da organização. Apresenta também
as dívidas a pagar: encargos sociais e impostos a recolher, os empréstimos a
pagar e, ainda, o patrimônio social que representa o fundo social líquido
pertencente à organização.