A atividade profissional do médico incute diversos desafios técnicos, operacionais, emocionais e administrativos. A prática genuína da atividade exclusivamente técnica quase não mais existe nessa profissão. O atual profissional médico precisa, além de ser um especialista na sua área de atuação, entender de psicologia humana e principalmente de gestão de negócios. Hoje em dia quem não sabe administrar sua carreira, por certo tem diversas dificuldades no mercado.

Nesse universo, uma das situações mais difíceis se refere à gestão do consultório ou da clínica médica. Isso ocorre porque em nosso país não formam médicos para serem empresários, mas sim empregados. Por conta disso, muitos profissionais de medicina são maus remunerados, têm sobrecargas de trabalho e são infelizes. Para o médico brasileiro é comum a falta de interesse sobre gestão de negócios e isso acaba provocando sérios prejuízos.


A legislação empresarial brasileira é complexa e desestimulante. Entender das legislações trabalhistas e tributárias não é tarefa fácil e por esse motivo muitas empresas médicas precisam recorrer aos auxílios de profissionais especializados para poderem entender como funcionam esses sistemas.

Quando o assunto recai sobre impostos, taxas e contribuições, a maioria esmagadora dos profissionais de saúde sofre e muitos têm grandes prejuízos devido a complexidade e principalmente a mutabilidade das regras desse tema. Pode-se seguramente afirmar que muitos médicos perdem partes significativas de seus rendimentos exatamente por desconhecerem essas regras. Facilmente se sabe que no Brasil há ‘bi’ e até ‘tri-tributação’ em muitos casos. Esses erros e perdas ocorrem devidos a falta de conhecimentos elementares sobre os funcionamentos dos aspectos tributários e trabalhistas das empresas médicas.

O médico não precisa se formar em contabilidade ou economia para poder entender os aspectos técnicos e operacionais dos impostos, taxas e contribuições. Somente o conhecimento das engrenagens desses sistemas é capaz de melhorar o rendimento financeiro dessa atividade, evitando erros, desacertos e prejuízos tão comuns em empresas médicas.

Também não é necessário se tornar um especialista em tributos para ter sucesso na atividade da gestão do negócio médico. O que se faz necessário é deter conhecimentos elementares sobre este tema e com isso poder realmente gerir com eficiência a atividadeprofissional.

Foi pensando exatamente nisso que nós elaboramos esse guia sobre impostos, taxas e contribuições do médico. A nossa intenção nesse trabalho foi exatamente traduzir as complexas normas e regras das leis tributárias brasileiras para uma linguagem mais fácil de compreensão para pessoas que não vivem no labor desse jargão. Com a leitura desse guia o profissional de medicina saberá exatamente quais são os impostos, taxas e contribuições do seu negócios e como proceder para declarar todos os seus rendimentos de forma legal e principalmente sem prejuízos.

Leave a Reply